top of page

a universidade

modos de ingresso

Por Diogo Sakai, Pedro Henryque Oliveira

​

A principal forma de ingresso é o Sistema de Seleção Unificado (SISU) através do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O ENEM ocorre em regime anual no primeiro semestre de cada ano, em caso de aprovação a inscrição no ano subsequente.  Importante observar, que os candidatos podem optar por duas modalidades, a da Ampla Concorrência e a da Reserva de Vagas. A seleção reserva no mínimo 50% de vagas (Lei de Reserva de Vagas nº Lei n.13.409/16), no caso da Arquitetura e Urbanismo 15 vagas, para “candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas”. Para saber mais sobre Reserva de Vagas e cotas étnico-raciais, clique aqui.

 

Outra forma de ingresso pela oferta de vagas remanescentes. Uma vez ao ano, sempre no segundo semestre, o Centro de Seleção da UFG divulga o edital para Preenchimento de Vagas Remanescentes. O processo seletivo destina-se a estudantes da UFG que desejem mudar de curso, aos portadores de diploma de curso superior, a ex-estudantes da UFG que pretendam retornar à Universidade e aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que pretendam ingressar na UFG por transferência facultativa. A partir de 2016 essa seleção passou a ser realizada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para saber mais sobre o processo seletivo para preenchimento de Vagas Remanescentes, clique aqui.

​

núcleo de acessibilidade

 

O Núcleo de Acessibilidade da UFG tem como objetivo propor e viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, por meio da eliminação/minimização de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas, informacionais e comunicacionais.  Suas principais ações compreendem:

  1. conscientização da comunidade universitária do direito das pessoas com deficiência e do processo de inclusão em um ensino superior público;

  2. Oferecer apoio para eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação para facilitar ingresso, acesso e permanência, favorecendo a aprendizagem, no ambiente universitário;

  3. Orientação às coordenações e corpo docente dos cursos da UFG na adequação curricular para atender às especificidades do estudante com necessidade educacional especial;

  4. Implantação e implementação da Política de Acessibilidade da UFG em conjunto aos órgãos e pró reitorias, visando institucionalizar as ações já existentes e vislumbrando ações futuras nos vários níveis da instituição.

O Núcleo de Acessibilidade da Regional Goiás está localizado no térreo da Biblioteca Seccional Regional Goiás no endereço: Av. Dr. Deusdete F. de Moura, Quadra 05, Lote 04 Leste, Centro, Goiás - GO - CEP: 76600-000. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 12h (somente no período letivo).

​

Informações de contato do Núcleo de Acessibilidade

Telefone: (62) 3371-2741

E-mail: acessibilidaderegionalgoias@gmail.com 

site: https://acessibilidade.ufg.br/

​

Por Lyris Meruvia

​

A Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária (CCOM) oferece suporte e orientação aos estudantes da Regional em relação às políticas de assistência estudantil.   A equipe é composta atualmente por uma assistente social, uma psicóloga e uma intérprete de libras.

​

Mais informações: https://aestudantil.goias.ufg.br/

 

Areião: nome do bairro que abriga a maior parte das atividades da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas.

Câmaras: São colegiados. Cada colegiado é responsável por um assunto: pela pesquisa, pelo ensino de graduação, pela extensão universitária e pelo conselho gestor.

Carteirinha da biblioteca: Ela vai servir para você conseguir fazer empréstimos do acervo das bibliotecas da UFG.

CCOM – Coordenação de Assuntos da Comunidade Universitária: Órgão responsável por assuntos ligados à assistência estudantil.

CGA – Centro de Gestão Acadêmica: uma espécie de macro-órgão que gere no tocante aos assuntos acadêmicos.

CerComp: Centro de Recursos Computacionais: Órgão responsável pela informática.

LabAm: Laboratório do Ambiente

LabProj: Laboratório de Projetos

LabTec: Laboratório de Tecnologias

LUPA: Laboratório de Estudos Urbano-Paisagísticos e Arquitetônicos

Número de matrícula: Com o tempo você vai decorá-lo, mas ele está disponível no SIGAA.

Santana: Nome do colégio que era abrigado no atual prédio histórico que abriga a maior parte das atividades da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas e também uma parcela das atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo. Fica na Praça do Chafariz.

SIGAA: Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Basicamente é a plataforma em que conteúdos relacionados às disciplinas, ao curso e aos seus dados acadêmicos e socioeconômicos ficam disponíveis. A senha pode ficar complicada, recomendamos que você anote a senha e o login.

SOPHIA: É o sistema pelo qual você acessa informações sobre o acervo das bibliotecas da UFG.

UAECH: Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas: Unidade da Educação do Campo e da Filosofia (bacharelado e licenciatura).

UAECSA: Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas: Unidade da Administração, de Arquitetura e Urbanismo, do Direito e do Serviço Social.

bottom of page